Acesso rede sem fio – USPNET e EDUROAM

Prezada Comunidade,

Dando continuidade a atualização da infraestrutura de rede sem fio do Campus, informamos algumas novidades que estão sendo implantadas:

Cobertura do sinal sem fio
A cobertura de sinal sem fio na USP é um problema conhecido e atualmente afeta todos os Campi. A Superintendência de Tecnologia da Informação da USP está tratando um pregão para adquirir uma solução profissional para acesso sem fio. Esse processo já deveria ter sido concluído há algum tempo, mas houve diversos problemas que culminaram com o cancelamento do último certame. Segundo informações do último GeInfo, se mais nenhum impedimento for feito, o pregão deverá ser concluído até o final do ano. Com os novos equipamentos a rede sem fio deverá ter uma cobertura muito melhor e ficará mais estável, rápida e segura.

USPnet
As páginas de login da USPnet foram atualizadas e estão em sintonia com o que há de mais moderno na USP. São páginas personalizadas de acordo com os dispositivos dos usuários: celulares, tablets e notebooks/PC.  Possuem aparência Institucional e facilidades para o acesso, como links para os sites de suporte e outras informações. A página para celular é mais limpa e se ajusta ao tamanho da tela do dispositivos dos usuários. O nome das redes sem fio estão sendo alterados para ‘USPnet’. A grande vantagem desse modelo é que os dispositivos passarão a se conectar automaticamente em outros pontos de acesso conforme o usuário vai se deslocando pelo Campus. Até então o usuário precisava adicionar todas as redes para ter acesso em ambientes diferentes. Estamos tratando com FZEA e FMVZ para tentarmos padronizar isso em todo o Campus. Em breve deveremos ter apenas as redes USPnet e eduroam.

Suporte USPnet
Configuramos o sistema sem fio para permitir acesso aos sites de suporte das redes USPnet e eduroam, sem que seja necessário efetuar o login. Isso permite que o usuário possa se cadastrar, recuperar ou alterar a senha e até mesmo acessar os sites de nossas Unidades para solicitar suporte. Estão liberados os sites da Prefeitura do Campus, FZEA, FMVZ, USP e Eduroam.

Eduroam
O Eduroam permite que qualquer usuário acesse a rede das instituições parceiras espalhadas pelo mundo, sem a necessidade de solicitar um registro prévio.
Cada usuário eduroam deve utilizar as credenciais da sua instituição de origem. A autenticação dos usuários USP é feita sempre pelo número USP seguido do sufixo @usp.br e a senha única, mesma utilizada para os sistemas corporativos. Exemplo: 1234567@usp.br. Todo aluno, docente e funcionário da USP pode utilizar a rede eduroam em qualquer instituição ao redor do mundo, sempre utilizando as credenciais da USP. Além dessa vantagem, a rede eduroam permite que o usuário se conecte automaticamente, sem que seja preciso efetuar login todos os dias. No entanto, como requisito para participar do projeto, a USP não pode autenticar ou permitir o uso de quem não tenha vínculo com a Universidade. Não é possível que terceiros utilizem a rede eduroam.  Por esse motivo manteremos a rede USPnet em operação em locais de eventos. Nos demais locais a tendência é que a USPnet seja substituída pelo Eduroam.

Suporte Eduroam

Atenciosamente,