Sistema de Compartilhamento de Bicicletas

Prezada Comunidade:

Todos já puderam ver o sistema de bicicletas compartilhadas do Campus!

O andamento da liberação do uso é o seguinte: nas próximas semanas a equipe responsável passará por treinamento e paralelamente estão sendo feitas as adequações no sistema e na documentação para poder liberar o acesso aos usuários. Manteremos a todos informados.

O projeto “Vamos de bike” surgiu em 2015 após a implantação das Trilhas Ecológicas do Campus Fernando Costa (veja mais no site http://ambiental.puspfc.usp.br/?page_id=272). Viu-se então que, para uma ampla utilização destas e das outras facilidades do campus, havia a necessidade de melhoria na acessibilidade ao Campus.

Foram dois os objetivos principais do projeto “Vamos de bike”: o incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte no dia a dia do campus e o estímulo à visitação das trilhas ecológicas para lazer e aulas de educação ambiental ao ar livre aos finais de semana.

O Campus é um espaço público de grande beleza natural. É um local privilegiado que as pessoas poderiam utilizar mais ampla e sustentavelmente. A grande extensão territorial traz diversos desafios de mobilidade interna, restringindo a acessibilidade da comunidade ao campus.
São estes desafios que o Projeto “Vamos de bike” procura enfrentar. Nesta primeira fase do sistema de compartilhamento de bicicletas, o empréstimo de bicicletas será permitido apenas para a comunidade interna do Campus, isto é, usuários com cartão de identificação USP. Este será um período experimental que nos permitirá fazer os ajustes necessários para a futura expansão do sistema e a disponibilização do empréstimo também para a comunidade externa.

O sucesso e a permanência do Projeto “Vamos de bike” dependerá em grande medida do engajamento da comunidade interna no uso correto e nos cuidados com o sistema e suas bicicletas. Contamos com todos vocês para construir o Campus USP “Fernando Costa” Sustentável!

Agradecemos os apoios recebidos da SGA Superintendência de Gestão Ambiental e do Tribunal de Justiça do Município de Pirassununga para a implantação do sistema.

Prefeitura do Campus USP “Fernando Costa”

Publicado em Sem categoria